Segundo a publicação, vários desenvolvedores garantiram que o PS4 é 50% mais rápido que o console da Microsoft e que, no final das contas, a diferença entre as duas plataformas se torna significativa e óbvia, ao contrário das declarações dadas pelo diretor-sênior de marketing da Microsoft, Albert Penello, na semana passada.
A revista explica que são vários os fatores que favorecem o sistema da Sony. O principal deles é a própria memória, cuja capacidade de leitura é entre 40 e 50% mais rápida que a do One. A Unidade de Lógica Aritmética — a ALU, no original, em inglês — também possui uma diferença de desempenho semelhante.
Além disso, um dos desenvolvedores entrevistados deixa claro que o Xbox One é mais fraco — e sua fabricante parece saber disso, o que explica as recentes notícias sobre a tentativa de aumentar sua velocidade de processamento. No entanto, ele afirma que esse “empurrão” dado não é significativo e que, no fim das contas, isso não muda muita coisa.
Na parte gráfica
Outro desenvolvedor, no entanto, aponta para o fato de que nenhum dos drivers está definitivamente “fechado”, o que significa que muita coisa pode mudar até o final de novembro, quando os consoles serão finalmente lançados. Segundo ele, tanto a Sony quanto a Microsoft, ainda estão trabalhando em maneiras de torná-los mais potentes.
Ainda assim, outro entrevistado conclui dizendo que, apesar das diferenças de velocidade e dispositivos, os títulos multiplataforma continuarão sendo bastante parecidos. Segundo ele, os prazos apertados pedidos pelos estúdios e a falta de familiaridade dos desenvolvedores com os hardwares impede que eles explorarem o real potencial dessas tecnologias — o que, em um primeiro momento, vai fazer com que as primeiras batalhas sejam travadas em termos de recursos exclusivos, como o touchpad do DualShock 4 e o novo Kinect.
O outro lado
Porém, a Edge não se limitou a apenas falar mal da Microsoft e destacou alguns dos pontos nos quais seu console consegue superar o PlayStation 4. Segundo um de seus contatos, quando o conteúdo está escrito na memória e não há muita textura ou outros elementos que dependam da ALU, o Xbox One consegue se dar melhor.
Além disso, a nuvem é outro elemento que pode dar um grande empurrão ao One a médio e longo prazo, apesar de essa análise técnica inicial não considerar esse fator por falta de embasamento. Como eles não conseguiram testá-la em sua totalidade, ainda é difícil prever o que ela trará de benefícios.
Nivelando por baixo
Por fim, um dos desenvolvedores explica que, sob a perspectiva do mercado de maneira geral, não é nada vantajoso ter um console nitidamente mais poderoso que o outro, uma vez que as próprias produtoras podem se prejudicar com isso. Desse modo, ele acredita que, para minimizar os riscos, é bem provável que o poder do PS4 seja “castrado” para que ele possa se igualar ao One.
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